5 Dicas para acabar com o Estresse

Quem é escorpião com ascendente em áries que atire a primeira grosseria, ops, pedra! O dia a dia já começa estressante quando se tem que pegar três ônibus lotados para ir ao trabalho. Quem mora no Rio de Janeiro, provavelmente deve entender que não existe melhor opção mesmo com metrô, BRT, vans.
 
 
 
Quem sofre com o estresse, sabe que o mix é uma belezura só: estresse + ansiedade + falta de paciência! Para lidar com isso, a psicóloga Sandra Mara, nos deus dicas incríveis! 
 
Dica 1: Medite:  Já foram amplamente comprovados os benefícios da meditação para a saúde e o bem-estar. Entre para um grupo de meditação e aprenda a relaxar sua mente.
 
 
Dica 2: Faça exercícios: Praticar atividades físicas com regularidade – como corrida, caminhada, lutas marciais ou dança – distrairá sua mente e liberar no organismo a endorfina, substância produzida pelo cérebro que é considerada um “analgésico natural” e que promove o bem-estar. Além disso, treinar ajudará a deixar você mais relaxado e a ter uma melhor qualidade de sono, o que certamente irá amenizar seu nível de estresse.
 
Dica 3 Invista na alimentação saudável: Comer bem é outro hábito que auxilia no combate ao estresse, pois uma alimentação pobre em nutrientes ou uma dieta restritiva, além de causarem fraqueza e mal estar, podem ocasionar mau humor, que é um primeiro passo para desenvolver o estresse. Alguns alimentos fazem o organismo produzir mais serotonina, neurotransmissor que atua no cérebro regulando humor, sono e apetite. Entre eles estão: cereais, laticínios, ovos e frutas como abacate e banana. Por isso, incluir esses itens em seu cardápio é uma boa ideia.  Pesquise um pouco sobre nutrição e busque incluir todos os grupos alimentícios nas suas refeições, diariamente.
 
 
Dica 4: Reserve espaço na agenda para o lazer: Por mais corrida que seja a sua rotina, procure reservar momentos para o lazer e o descanso, nem que seja por curtos períodos. Uma quick massage relaxante na hora do almoço, uma caminhada de 20 minutos em um parque próximo do trabalho, a leitura de um bom livro à noite em casa. Se não quiser terminar o dia estressado, evite que sua rotina seja 100% tomada de tarefas e obrigações. Seu corpo e sua mente precisam relaxar!

Dica 5:Tome chás relaxantes: As infusões com ervas calmantes – como a camomila, a erva cidreira e a valeriana – também são boas alternativas, por serem uma maneira prática, de baixo custo e eficaz de reduzir o estresse. Além do efeito calmante dessas ervas, o próprio ritual de preparar e saborear o chá também ajuda a desacelerar, consequentemente amenizando a ansiedade e o estresse. Por isso, vale a pena insistir no chazinho da tarde ou da noite!
 
Já comecei mudando algumas coisas na minha rotina, mas quero (e vou) conseguir acrescentar todos os itens da lista! Isso tudo vai além do “evitar o estresse”, estamos falando qualidade de vida. Minhas férias veem aí, e o projeto #vidanova também! \o/ Vamos desestressar?  



Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *